14 de dezembro de 2016 - 16:42 - Gustavo Maturano

O 'brinquedinho' da Fifa e seu peso na derrota do Atlético Nacional

Nesta quarta-feira, dia 14 de Dezembro de 2016 veio a conhecimento do público, pela primeira vez de forma oficial no futebol, a utilização de vídeo para tomar uma decisão sobre o jogo.

O árbitro que participou do histórico momento foi o húngaro Victor Kassai. Porém, o que poderia ser um marco na história do esporte, se transformou em uma lambaça extremamente vergonhosa e que mostra como a Fifa colocou o recurso em teste de forma atabalhoada.

O primeiro ponto a se destacar é sobre o lance em si. Nenhum dos árbitros viu infração na jogada, sendo comunicados por rádio por uma equipe específica que trabalhava dentro da cabine de imagens que houve pênalti no lance. A primeira incoerência acontece aí, pois segundo a Fifa, essa equipe que fica na cabine tem o poder de anotar um pênalti, mas não tem o poder de anotar um impedimento.

Quer dizer, isso aqui eu vejo, isso aqui eu não vejo.

Desta forma, induziram o excepcional árbitro, Viktor Kassai a um erro de enorme magnitude e que foi completamente decisivo para o resultado de um jogo extremamente importante. Oras, trata-se de uma semifinal do Mundial de Clubes!

Claramente a dona Fifa não pensou nem na metade dos pontos problemáticos de se inserir uma tecnologia dessas no futebol, que pode sim beneficiar a todos e deixar tudo mais justo, como também pode ser de uma extrema infelicidade e garfar no olho grande alguma equipe, esse foi o caso de hoje.

A irresponsabilidade da Fifa de inserir uma alteração dessa magnitude no esporte em uma competição tão importante como essa (para todos os times do mundo, salvo os europeus, é a mais importante), só é menor do que a infantilidade e imbecilidade de querer mostrar o produto em ação.

Sim, ficou claro que eles queriam mostrar esse seu novo 'brinquedinho' para todos verem. E com isso, interferiram diretamente na derrota do Atlético Nacional dentro de campo. Os colombianos do time de Medellín, elegantes como sempre, sequer fizeram menção da artimanha nas entrevistas pós jogo. Não houve nenhuma reclamação. Apenas o reconhecimento da derrota. Temos muito o que aprender com eles.

Quanto à Fifa, que vá testar seus brinquedinhos em outro lugar.

Ainda não viu o lance? Veja abaixo:

[ Video inserted ]

Principais novidades
Palmeiras Campeão - Prass e Jaílson
Dados para você apostar em Chapecoense ...
Grêmio x Atlético-MG - O grito irá de...
Os Jogos da Semana
Discussão
0 Mensagens